28/06/2016 | Terþa-feira
Faltam informações no painel dos carros

 Apesar de os carros cada vez mais oferecerem informações aos usuários, com os computadores de bordo e centrais multimídia, a indústria automobilística excluiu muitas informações importantes dos painéis dos veículos. São aquelas ligadas ao funcionamento do motor, do sistema elétrico e do sistema de refrigeração.

 
Esses dados eram passados aos motoristas através de marcadores analógicos, os famosos relógios de ponteiro, cada vez mais raros.
 
A grande importância destes relógios é que eles mostravam que alguma coisa não ia bem antes de deixar o motorista parado na rua, o que evitava grandes prejuízos, desgastes acentuados em algumas peças e situações desconfortáveis de ter que chamar o guincho.
 
É obvio que houve um desenvolvimento espetacular da injeção eletrônica e de tantos outros módulos eletrônicos que controlam a dirigibilidade e o conforto do veículo. Os carros de hoje são muito mais confiáveis. O problema é que muitas informações não estão à disposição do motorista: elas acomodadas dentro dos módulos e até dentro das chaves e, para ter acesso a esses dados, você precisaria ter um scanner ou levar seu carro em uma oficina ou concessionária.
 
Existem, sim, luzes de advertência, porém, muitas vezes, quando elas acendem, por exemplo, devido à queda na pressão do óleo do motor ou superaquecimento, já é tarde: o motor fundiu por falta de lubrificação ou seu cabeçote já empenou por superaquecimento.
 
Todos os dias, só em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) remove mais de 20 carros quebrados nas ruas. Este número deve ser muito maior se levarmos em conta as remoções e atendimentos de socorro das companhias de seguro. Outro ponto é que as oficinas que fazem retíficas de motores estão sempre cheias de motores e cabeçotes para serem retificados. Esse montante poderia ser menor se os motoristas pudessem acompanhar a situação do veículo.
 
Veja abaixo dados que, se mostrados, evitariam muitas surpresas:
 
Ponteiro da Temperatura
Pois é, resolveram eliminar de alguns carros o famoso marcador de temperatura. Esqueceram de que o ponteiro dá o primeiro aviso de que a válvula termostática (responsável por manter a temperatura do motor em torno dos 90ºC), por exemplo, não está abrindo corretamente.
 
Neste caso, o ponteiro permanecerá muito próximo da região vermelha do marcador. É o aviso de que é preciso substituir esta válvula antes que ela trave de vez e gere um superaquecimento do motor.
 
Ponteiro da pressão do óleo
Dentro do motor existe uma bomba que faz com que o óleo chegue a todos os pontos necessários de lubrificação. Em muitas situações onde, por entupimento parcial dos dutos do sistema ou defeito da bomba, a pressão é menor e a lubrificação fica comprometida. Neste caso o ponteiro de um relógio indicador de pressão de óleo do motor identificaria a necessidade de manutenção antes de um desgaste maior ou até mesmo antes de um possível travamento do motor.
 
Voltímetro/amperímetro
Quem já não teve a surpresa de ficar na mão por falta de carga na bateria? Isso pode ser causado por um alternador (gerador de energia elétrica do carro) com problema, um cabo terra com alta resistividade ou mesmo pelo fim da vida útil da bateria. Um voltímetro ou amperímetro poderia indicar baixa voltagem ou amperagem, sinalizando que você deve fazer o reparo necessário antes de ficar sem partida.
 
Pressão de Combustível
Outro grande problema que deixa muitos motoristas parados nas ruas e estradas é a bomba de combustível. Algumas vezes ela para de funcionar sem dar aviso; em outras, não fornece a pressão ideal para a correta injeção dos bicos injetores. Um manômetro, indicando baixa pressão, poderia informar ao motorista que o sistema está com algum problema.
 
Sou admirador de inovações e tecnologia e entendo que existe a grande oportunidade das montadoras em dividir as informações digitais com os motoristas. Para quem gosta de automóvel, como eu e você, é muito bom saber como seu motor está funcionando. Até a próxima.
 
 
Fonte: G1

A Satelite Brasil oferece a você e sua empresa, o que há de melhor e mais seguro para monitoramento e rastreamento veicular via satélite.
Este serviço tem como objetivo a melhoria da gestão e do funcionamento operacional das atividades e rotinas de seu empreendimento.
Que tal ter um serviço de assistência 24 horas à sua disposição? Providenciamos os melhores profissionais para ajudar você.


31 4103.9323

De 08:00 às 18:00

contato@satelitebrasil.com.br
Copyright 2015, SATELITE BRASIL - Todos os Direitos Reservados